Compromisso Social

A Citrosuco tem o compromisso de contribuir com o desenvolvimento dos municípios onde atua por meio do engajamento genuíno junto a esses, direcionando seus esforços na construção da estratégia de atuação social de longo prazo, que seja capaz de suportar os negócios em seus desafios atuais e futuros. Para isso conta com o apoio do instituto Votorantim.
Essa estratégia é definida após mapeamento considerando necessidades e impactos para o negócio, bem como o tecido social e os atores presentes nos territórios, priorizando educação, inclusão e diversidade.

Principais projetos desenvolvidos

  • Projeto Pescar

    Programa Sócio profissionalizante desenvolvido em parceria com a Fundação Pescar. Promove o acesso do jovem em vulnerabilidade social no mercado de trabalho, por meio do apoio à sua formação profissional e do estabelecimento de conexões entre seus interesses e as oportunidades do mercado, com foco no desenvolvimento da cidadania. Presente em 3 municípios: Matão, Catanduva (Unidades Industriais) e Iaras (Fazenda Rio Pardo).

  • Esporte Paralímpico

    Tem como objetivo estimular pessoas com deficiência a prática do esporte como possibilidade de melhoria de qualidade de vida, aumento da auto estima e inclusão social, por meio do patrocínio ao desenvolvimento de esporte paraolímpico, em especial natação, em parceria com o NAAP – Núcleo de Apoio ao Atleta Paraolímpico e SESI Matão.

  • PVE – Parceria pela Valorização da Educação

    Desenvolvido em parceria com as Secretarias de Educação dos Municípios esse programa atua em 3 eixos: Gestão Escolar, Gestão Educacional e Mobilização Social visando o fortalecimento da Rede de Ensino Municipal e melhoria na qualidade do ensino. Está presente em 8 municípios de São Paulo: Angatuba, Botucatu, Catanduva, Ibitinga, Itapetininga, Matão, Nova Europa, Nova Granada.

  • Desafio Voluntário

    Competição saudável entre empregados e terceiros de todas as empresas da Votorantim. Os participantes se organizam em equipes e selecionam organizações sociais ou escolas para realizar atividades de cunho social.
    O objetivo é estimular o engajamento das lideranças e funcionários desenvolvendo  voluntariado  nas Unidades da Citrosuco.

     “A alegria é de todas nós em podermos contribuir com uma entidade do nosso município.”
    Eleny Comar – Grupo externo participante do Desafio 2020.

  • Escola Complementar Cambuhy

    Parceria com a fazenda Cambuhy no município de Matão, recebe crianças  de até 12 anos, filhos de trabalhadores da propriedade e da área rural do entorno, no contraturno escolar ampliando repertórios das crianças em várias áreas: artes, informática, cidadania, meio ambiente, nutrição.  

  • Via Solidária - Abrace uma causa

    Em parceria com o Instituto Votorantim, a Citrosuco estimula seus funcionários a destinarem parte do Imposto de Renda devido para instituições dos municípios, através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Desde 2017 a campanha beneficiou diversos projetos, alinhados ao nosso compromisso social  entre eles: Equoterapia - APAE Matão, Fundação Toque e Projeto Estações da Oficina das Meninas em Araraquara, Criança – Cidadão do Futuro em Catanduva e Capacitando para o Futuro em Araras.
    Por 2 anos consecutivos ficamos em 1º lugar no ranking das empresas investidas Votorantim.

  • Projeto Conexões

    Nasceu com o objetivo de fortalecer a interlocução entre a empresa e os municípios onde opera por meio da escuta a população. No seu primeiro ciclo priorizamos o município de Matão construindo 6 iniciativas. Uma delas é a Educação continuada que visa capacitar os moradores para o mundo de trabalho.

    A iniciativa contou com parcerias entre a Citrosuco e as Unidades de formação profissional e acadêmica, entre elas o IFSP – Campus Matão, Etec, Fatec, Núcleo Edo Mariani. Em 2019 formou-se a primeira turma no curso de Operador de Processos Industriais, em resposta a uma das demandas mapeadas.

Selo Empresa Amiga da Criança

A Citrosuco por meio do Programa Empresa Amiga da Criança, da Abrinq, é reconhecida por sua atuação na prevenção e combate à exploração da mão de obra infantil, bem como o estímulo ao investimento social e privado.